Cinética
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE QUIMICA
ANANDA FONTES PINHEIRO CAMPOS
BRUNA STEPHANNY SANTOS NEVES
GARDÊNIA ROCHA OLIVEIRA
THAYNAH SILVEIRA DE OLIVEIRA
CINÉTICA
São Cristóvão - SE
Outubro/2011
ANANDA FONTES PINHEIRO CAMPOS
BRUNA STEPHANNY SANTOS NEVES
GARDÊNIA ROCHA OLIVEIRA
THAYNAH SILVEIRA DE OLIVEIRA
CINÉTICA
Relatório sobre a experimento “Cinética”, realizada em outubro de 2011, da disciplina Química Analítica Instrumental, turma M2, ministrada pela Prof. Maria de Lara P de M Arguelho, no Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe.
São Cristóvão - SE
Outubro/2011
1. Introdução
As medidas são feitas sob condições dinâmicas nas quais as concentrações dos reagentes e produtos estão mudando em função do tempo. Em contraste, os métodos termodinâmicos são realizado em sistemas que atingiram o equilíbrio ou estado estacionário, de forma que as concentrações são estáticas.
A distinção entre os dois tipos de métodos, que mostra o processo no tempo da reação
A + R↔ P em que A representa o analito, R o reagente e P o produto. Os métodos termodinâmicos operam na região alem do tempo te quando as concentrações dos reagentes e produtos tornam-se constantes e o sistema químico esta em equilíbrio. Em contrate, os métodos cinéticos são realizados durante o intervalo de tempo de 0 a te quando as concentrações do reagente e produto estão continuamente se alterado.
A seletividade nos métodos cinéticos é obtida pela seleção de reagentes e condições que produzem diferenças nas velocidades nas quais o analito e as interferências em potencial reagem. A seletividade nos métodos termodinâmicos é obtido pela escolha de reagentes e condições que geram diferenças nas constantes de equilíbrio.
Uma reação de decomposição de primeira ordem geralmente não apresenta nenhuma utilidade em química analítica porque uma