Cinética Química e fatores que influenciam a reação
Metodologia do experimento numero 1.
Dissolver ½ comprimido de sonrisal em três copos de Becker com 100 ml de agua.
Com agua gelada: Foi observado que a reação com agua gelada a velocidade de dissolução do sonrisal é lenta, pois a temperatura esta influenciando a reação.
Com agua ambiente: Foi observado que a velocidade da reação é média, na água ambiente a temperatura esta ajudando.
Com água quente: nesta reação foi verificado que a velocidade da reação foi verificado que a velocidade é a mais rápida devido a temperatura da água estar mais alta.
Metodologia do experimento numero 2.
*Observar a superfície de contato.
Colocar em dois copos de Becker o sonrisal sendo ½ inteiro e ½ de sonrisal triturado em 100ml de água na temperatura ambiente, observar a ocorrência da reação.
Foi colocado ao mesmo tempo os comprimidos nos Becker, foi observado que o comprimido inteiro demorou mais para dissolver enquanto o triturado se dissolveu mais rápido. Metodologia do experimento numero 3.
*Observar o efeito de concentração e catalisador.
Colocar em 2 provetas de 100ml H2O2 á 3% e na outra proveta colocar H2O2 á 20% dissolver ambos em H2O2 colocar o detergente nas provetas e uma ponta da espátula de KI(iodeto de potássio) como catalisador.
Foi colocado 10ml de H20 nas duas provetas e em uma a H2O2 a 3% e em outra H2O2 a 20% e uma pitada de KI em ambas as provetas.
Foi observada que a H2O2 a 20% é mais rápida do que a H2O2 a 3% mesmo as duas estando com o catalisador.
Conclusão.
Concluímos que o experimento número um a temperatura influenciou na velocidade, se a temperatura da água esta alta a reação é mais rápida, se a temperatura da água esta em temperatura ambiente a velocidade é media e quando a temperatura da água esta quente a reação ocorre mais rápido.
No experimento numero dois concluímos que foi verificado que devido o comprimido que esta inteiro sua superfície de contato é menor