Cinética Química, observando a velocidade das reações
I. INTRODUÇÃO
Estamos o tempo todo e a todo momento cercados pelos mais diversos tipos de reações químicas, algumas destas reações podem ser observadas enquanto outras ocorrem tão rapidamente que fica difícil perceber que ocorreu uma reação química.
A Cinética química é uma área da química que estuda a velocidade das reações químicas, de processos químicos e de fatores que influenciam as reações químicas. Incluindo investigações de como diferentes condições experimentais podem influir na velocidade de uma reação química e também informações de rendimento sobre os mecanismos de reação e estados de transição, assim como, a construção de modelos matemáticos que possam descrever as características de uma reação química.
II. OBJETIVOS DA AULA PRÁTICA 5
A aula 5 tem como objetivo estudar os efeitos da concentração e temperatura na velocidade de uma reação química, através da reação entre Iodato de potássio (KIO3) e bissulfito de sódio (NaHSO3) em dispersão de amido.
III. MATERIAS E PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
Para realização do experimento foram necessários: 10 tubos de ensaio 18x150mm; 3 tubos de ensaio 12x120mm; 2 pipetas graduadas de 10 ml; 1 béquer de 250ml; 4 pipetas conta gotas; 1 suporte para tudo de ensaio; 1 termômetro de 0°C a 100°C; 1 cronômetro e um conjunto para aquecimento.
No experimento1 foram analisados os efeitos da concentração, em relação à velocidade da reação. Para isso faram necessários 5 tubos de ensaio que foram enumerados de 1 a 5, e em ambos foram adicionados a seguinte quantidade de KIO3: no tubo 1 foi adicionado10 ml; no tubo 2 foi adicionado 8 ml; no tubo 3 foi adicionado 6 ml; no tubo 4 foi adicionado 4 ml; e no tubo 2 foi adicionado 2 ml. Em seguida foram adicionados as seguintes quantidades de água destilada: no tubo 1 não foi adicionado; no tubo 2 foi adicionado 2 ml; no tubo 3 foi adicionado 4 ml; no tubo 4 foi adicionado 6 ml e no tubo 5 foi adicionado 8 ml, fazendo com que cada tubo ficasse com 10 ml.