Experimento sobre cinética quimica
Relatório:
Experimento sobre cinética química ou equilíbrio químico
Objetivo
Verificar os fatores que influenciam na velocidade das reações químicas.
Materiais ← 3 béqueres transparentes ← 3 comprimidos efervescentes ← 3 comprimidos efervescentes em pó (sal de fruta) ← Água (morna, em temperatura ambiente, gelada) ← Um recipiente com marcador de mililitros (ML)
Procedimento
Parte I
Aquecemos cerca de 300 mL de água e despejamos em 150 mL em um dos béqueres. Em outros dois béqueres colocamos 150 mL de água gelada e 150 mL de água à temperatura ambiente.
É importante que os três béqueres fiquem com o mesmo volume de água, para obter um melhor resultado.
Ao mesmo tempo, adicionamos um comprimido efervescente em cada béquer, observando em qual deles a dissolução é mais rápida e em qual é a mais lenta.
Parte II
Fizemos o mesmo procedimento acima. Só que no lugar de comprimidos colocamos em pó, observando o que ocorre.
Resultados
Parte I
[pic]
Quando os comprimidos entraram em contato com a água nas diversas temperaturas, tiveram diferentes comportamentos. Podemos observar que no béquer em que a água estava mais quente a reação ocorreu mais rápida, assim também pudemos notar que a dissolução no béquer em que a água estava gelada foi mais lenta. No béquer que a água estava em temperatura ambiente não foi nem muito rápida nem muito lenta.
Parte II Quando colocamos o pó efervescente ao invés de comprimidos, aumentamos a superfície de contato entre os meios. Vimos que fazendo isto a reação fica mais rápida ainda. Em água quente é mais rápida, em temperatura ambiente numa velocidade media e na água gelada mais lenta. A reação de um sólido com outro reagente qualquer ocorre por meio de colisões das partículas do reagente com a superfície do sólido. Logo, quanto maior essa superfície, maior o número de colisões e maior a velocidade da reação.