cinética enzimática
Introdução: As enzimas são substâncias orgânicas de natureza protéica , ou não, com atividade intra ou extracelular que têm funções catalisadoras de reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam. Isso ocorre através da diminuição da energia de ativação necessária para que se dê uma reação química, resultando no aumento da velocidade da reação e possibilitando o metabolismo dos seres vivos. A capacidade catalítica das enzimas torna-as adequadas para aplicações industriais, como na indústria farmacêutica ou na alimentar.
Geralmente, as enzimas são muito específicas com relação aos substratos. Temos algumas teorias que tentam explicar essa especificidade, como a de Fischer, que originou o conceito “chave – fechadura” ; a teoria de Koshland do encaixe induzido, onde o substrato se encaixa na enzima durante a catalise e também uma teoria que indica o perfeito encaixe no estado transitivo, onde a energia de ativação foi vencida. Por terem estrutura protéica, alterações no pH, na temperatura, na força iônica do meio reacional podem modificá-las, com isso há a modificação da velocidade das re ações. A velocidade também é determinada por concentração de susbtrato e enzima no meio reacional e ela pode ser determinada pelo produto formado por unidade de tempo ou através da mensuração do substrato consumido por unidade de tempo.
Objetivo:
Avaliar o efeito de fatores que interferem na atividade da enzima (tempo de reação, a concentração de substrato e a concentração de enzima)
Materiais utilizados
Reagente: Batata inglesa(110g) homogeneizadacolocada + 200ml de água (tempo de reação: 30 minutos)
Bubstrato: Para-nitrofenilfosfat de sódio (1mM).
Observação: O regente foi coloca ao mesmo tempo em todos os tubos.
grupo 1
Analise da influencia do tempo na reação.
- 3,0 mL de substrato em todos os 6 tubos + 2,0 mL de H2O + 0,5 mL da substância homogeneizada.
- tubo 1: 2 mL de NaOH