Cinetica enzimatica
A cinética de reações enzimáticas é a rigor um caso particular da cinética química. Os seus objetivos são:
1)medir as velocidades das transformações que se processam
2)estudar a influencia de condições de trabalho, como por exemplo concentração dos reagentes e das enzimas,temperatura,ph,concentração de ativadores e de inibidores.
3)Correlacionar as velocidades das transformações com alguns fatores que se afetam
4) Colaborar na otimização do processo considerado;
5) Estabelecer critérios para o controle do processo;
6) Projetar o reator mais adequado
Esses objetivos, resumidamente apontados, dispensam comentários adicionais relativos à importância pratica desse estudo.
Medidas de velocidade
Consideremos o caso em que, em solução aquosa, um dado substrato, de fórmula molecular S,é transformado em produtos de fórmulas moleculares P,Q,Etc.,em uma reação catalisada por um enzima de fórmula molecular E.
O primeiro problema que se nos apresenta, ao pretendermos estudar a cinética da reação, é a medida de sua velocidade em condições experimentais conhecidas.
Suponhamos que seja possível no sistema que nos interessa medir a concentração do substrato durante o desenvolvimento da reação a partir de seu inicio, Essas medidas conduzirão a curva. Essas curvas nos mostram que a velocidade de consumo do substrato varia de acordo com o tempo, porque como consequência da reação, variam as condições em que o sistema se encontra.
De fato, durante o desenvolvimento da reação, mesmo mantendo-o constantes a temperatura e o ph,a concentração do substrato decresce e a concentração da enzima, levando em conta sua labilidade, também pode diminuir consideravelmente, sem esquecer que, em muitos casos, os produtos formados podem atuar como inibidores da ação catalítica da enzima. A rigor, portanto o único instante em que as condições experimentais são conhecidas é o instante