cinetica
Fernanda Helena Luques
Julia Canalle
PRODUÇÃO DE BIODIESEL ATRAVÉS DO ÓLEO DE COZINHA USADO
Sorocaba / SP
2014
RESUMO
Em meio às diversas ondas de sustentabilidade e preservação do planeta que estão em evidencia atualmente, não podemos deixar de lado os altos índices de contaminação ambiental ocasionado pelos combustíveis fosseis.
Tais combustíveis liberam diversos gases poluentes em sua queima, porém é impossível imaginar o dia-a-dia sem eles.
Por essa razão, nesse projeto sintetizou-se o biodiesel através do reaproveitamento do óleo vegetal de cozinha usado e metanol, dando um destino ambientalmente correto ao óleo de vegetal que é um resíduo alimentar também muito poluente e que muitas vezes as pessoas não sabem como descartá-los e gerou um combustível alternativo e com menores índices de poluição.
INTRODUÇÃO
Diariamente estabelecimentos alimentícios e residências despejam nas “latas de lixos”, toneladas de resíduos alimentares. Parte desses resíduos é biodegradável, como por exemplo, restos de comida. Porém existem alguns descartes que não são considerados biodegradáveis, como é o caso do óleo residual.
O problema surge na hora de descartar esse óleo residual, pois dependendo da maneira como é despejado pode causar diversos e sérios impactos ambientais.
Por isso há a necessidade de um método de reaproveitamento desse resíduo.
E é esse o objetivo desse projeto, contribuir para implementação da produção do biodiesel para abastecimento da matriz energética brasileira, possibilitando não apenas a redução da contaminação ambiental pelo resíduo que é o óleo de fritura, mas também a possibilidade de geração de energia através de uma fonte renovável e alternativa.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
De acordo com a "National Biodiesel Board" dos Estados Unidos, biodiesel é definido como o derivado monoalquiléster de ácidos graxos de cadeia longa, proveniente de fontes