didatica
Passo 02
A importância de interagirmos com os nossos alunos
Após lermos os textos de cada uma, notamos o quanto faz a diferença o professor que se dedica e faz das aulas algo novo, diferente, como se torna interessante e proveitosa essa aula para os alunos.
Em nossas aulas marcantes percebemos como o professor teve que trabalhar usando brincadeiras, rodas, dinâmicas, utilizando um lugar diferente e precisando da participação dos alunos, fazendo com que participássemos e em conseqüência aprenderíamos melhor, onde umas se identificarão com o tipo da aula, outras com a forma de apresentação do professor, com o ambiente diferenciado, com a forma a qual teve participação na aula, com os materiais utilizadas, com a curiosidade e vontade em um todo da aula.
Vemos com as situações que apresentamos foi de modo que nos chamou mais atenção, ou seja, adquirimos mais conhecimentos e mais prazer às aulas, fazendo com que nas futuras aulas ficássemos mais atentos no que estariam nos ensinando.
Nos como educadores devemos identificar a faixa etária e os tipos de brincadeiras que poderíamos utilizar, preparado a aula com atenção e carinho, elaborando sempre uma forma inovadora com que os alunos adquiram mais conhecimentos e curiosidades em seu aprendizado.
Portanto, percebemos o quanto é possibilitado a formas de trabalhar com nossos alunos, fazendo com que cada um possa aprender “ talvez” de modo diferente, ou seja, onde que para alguns pode ser uma maneira mais fácil ou mais difícil de se aprender, temos que então atender as necessidades de nossos alunos.
Passo 03
Ler e refletir sobre a seguinte frase: “[...] cabe ao professor, com o profissional que é prever, organizar e apresentar aos alunos situações didaticamente estruturadas no sentido de ajudá-los a descobrir, generalizar e sistematizar o conhecimento, transformando o conhecimento prévio de natureza em empírica em conhecimento cientificamente estruturado” (PLT, HAYDT, p.83)
Essa frase nos faz refletir