cinetica quimica
(Efeito da temperatura e da concentração)
Resumo: O processo trabalhado consiste em processos químicos experimentais, modelados matematicamente através de equações.Nesse experimento foram utilizados materiais como béqueres, barra magnética, proveta, bastão de vidro, cronômetro e termômetro.Além disso para que ocorra a reação foi utilizado soluções de permanganato de potássio, ácido clorídrico e oxalato de amônio , e como solvente a água destilada.Conclui-se que os fatores que influenciam na velocidade das reações foi o aumento da agitação que favorece o aumento da energia cinética, proporcionando um aumento nas colisões efetivas, aumentando também a medida em que a concentração de um determinado reagente é aumentado e observou-se que os catalisadores aceleram a reação.
Palavras-Chave: Cinética, tempo, concentração
1.0 Introdução A cinética química estuda a velocidade das reações químicas. Existe a variável de tempo nas transformações físico-químicas. Consiste em processos químicos experimentais, modelados matematicamente através de equações. Ao montar a equação diferencial, se obtém a função que representa, a variação da concentração dos reagentes com o passar do tempo. No nosso dia-a-dia as reações químicas se desenvolvem com velocidade diferente uma da outra. Acontece devido a diversos fatores como a temperatura, superfície de contato e concentração dos reagentes presentes na reação química. Para conseguirmos calcular a velocidade que uma reação acontece partiremos da seguinte equação em meio ácido. O íon permanganato apresenta cor violeta e ao reagir com o íon oxalato, em meio ácido, forma o íon Mn2+ que é incolor. A velocidade da reação após a adição do permanganato, pode ser medida através do tempo necessário para descorar a solução.
O objetivo do experimento é através do conceito de cinética química, relacionar o tempo de reação com as condições em que era realizada cada uma delas.
Figura