Cinemática Escalar
Ponto Material
O ponto material: é considerado um corpo com qualquer tamanho ou forma, que tem por objetivo representar um objeto qualquer independente da sua dimensão.
Corpo é uma quantidade limitada de matéria. Então, todo corpo possui dimensões, mas muitas vezes elas não são levadas em conta porque são muito pequenas em relação as distâncias envolvidas em certos problemas. Um corpo, em tais circunstâncias, é considerado um ponto material (a Terra em relação ao Sol; uma canoa navegando no rio Negro; o “Vivaldão” em relação à cidade). Qualquer corpo pode ser considerado um ponto material, dependendo da comparação que se faça.
Vejamos alguns exemplos de ponto material:
A força da gravidade é totalmente dependente da distância entre dois corpos, quando uma pessoa está na mesma superfície que a outra, porém bem distante da outra, ela sentirá uma força gravitacional muito menor do que a dos pés. Neste exemplo as pessoas representam o corpo extenso com intensidades diferente. Quando a terra esta está em translação, podemos considerá-la um ponto material, pois seu tamanho não é importante em relação à extensão de sua órbita.
Repouso – Movimento
Movimento: é quando um objeto se move de um lugar para o outro. Um corpo está em movimento quando muda de posição em relação a um referencial ao longo do tempo.
Repouso: é quando o corpo ou objeto não se move do lugar, ou seja, ele fica imóvel, ou seja, se, durante certo intervalo de tempo, o corpo mantém sua posição constante em relação a um referencial, dizemos que ele se encontra em repouso.
Movimento e repouso são conceitos relativos, ou seja, dependem de um referencial (um carro em viagem numa estrada está em movimento em relação à pista, mas em repouso em relação ao seu motorista). Do ponto de vista físico, são impossíveis repouso absoluto e movimento absoluto (não é possível aceitar que um carro, estando em movimento em relação à pista, esteja em movimento em relação a quaisquer