Cinema: ideologia
Uma nova forma de entretenimento e de ideologia
Ideologia é um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos.
O conceito foi muito trabalhado por Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos criados pela classe social dominante. De acordo com ele, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
Ideologia capitalista: visa o lucro e o acumulo de riquezas.
Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.
O cinema é um artefato cultural criado por determinadas culturas. É uma arte poderosa, é fonte de entretenimento popular e, destinado a educar ou doutrinar, pode tornar-se um método eficaz de influenciar os cidadãos.
Desde a sua origem que é arte e comércio. A indústria cinematográfica cedo se transforma em negócio lucrativo em países como a Índia e os Estados, por exemplo.
Com o passar dos tempos, o cinema se transformou no mais formidável instrumento de captação ideológica dos povos.
Chama-se cultura de massa toda cultura produzida para as massas, e veiculada pelos meios de comunicação de massa.
Indústria cultural é o nome dado a empresas e instituições que trabalham com a produção de projetos baseados na cultura, visando o lucro. Sua origem se deu através da sociedade capitalista que transformou a cultura num produto comercializado.
A principal forma cultural construída por essas indústrias é o cinema que ensina e forma indivíduos cada vez mais cedo.
Os conteúdos nele existentes possuem mensagens subliminares que conseguem escapar da consciência, o que tende a provocar alienação. Diante disso, pode perceber que este meio cultural é capaz de contribuir para o desenvolvimento humano e é capaz de alienar uma pessoa, levando-a a pensar e agir como é proposto sem qualquer tipo de argumentação. Levando as pessoas a se adaptarem a uma nova