Cinco impedimentos para o crescimento na Graça
“Voz corríeis bem, quem vos impediu de continuardes a obedecer a verdade?”
Gálatas 5.7
Infelizmente esse versículo tem se tornado uma realidade marcante na vida dos cristãos, principalmente dos que já são salvos há muitos anos, os quais vêm regredindo ao invés de progredir.
O livro mostra cinco fatores que tem sido crucial para a regressão do crescimento do cristão:
1. Leviandade:
O mundo tem materializado cada vez mais o conceito da redução da durabilidade das coisas, dizendo que “nada foi feito para durar” e esse conceito tem penetrado a igreja e os cristãos.
Na igreja, podemos identificar a leviandade na literatura e na música (nesta pode ser observada também a irreverência de pessoais que manifestam atos físicos em momentos que o espírito deseja manifestar, paralisando um verdadeiro mover do Espírito por coisas da própria alma).
2. Negligência:
Ser negligente é o mesmo que ser desmazelado, descuidado ou imoderado no comportamento. Podemos citar três tipos de negligência:
a) Negligência nos pensamentos: Você é responsável pelos seus próprios pensamentos, não pode evitar que os maus pensamentos cheguem, mas pode evitar que permaneçam;
b) Negligência nos hábitos: Se os seus pertences pessoais são desorganizados, essa falta de ordem reflete em sua vida espiritual, o tornando também negligente com as questões do espírito;
c) Negligência na vida: Que o nosso sim seja sim e o nosso não seja não. Devemos cuidar para que não sejamos negligentes em nosso casamento, observando que a proposta de Deus para essa instituição é o “até que a morte nos separe”.
3. Preguiça:
Devemos cuidar para que o nosso corpo não nos domine, mesmo ainda sendo carnais, Deus nos deu o domínio sobre o nosso corpo. Cristo nos ensina a crucificar a carne; fazemos isso quando arrancamos da nossa vida coisas que a carne deseja, mas que seria o motivo de escândalos. Renove sua mente na Palavra todos os dias e não considere as sugestões da