Porto de paranagua
História
Começou sua história no antigo atracadouro de Paranaguá, em 1872, com a administração de particulares. Em 1917, o Governo do Paraná passou a administrar o Porto de Paranaguá que recebeu melhorias que possibilitaram sua ascensão a maior Porto sul-brasileiro.
Sua inauguração aconteceu em 17 de março de 1935, com a atracação do Navio “Almirante Saldanha”. Em 11 de julho de 1947 foi criada a Autarquia Estadual que levou o nome de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Atualmente é terceiro maior porto do país, entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos. Abrange uma área de mais de 800.000 km².
As exportações paranaenses através do Porto de Paranaguá, tem como principal destino a comunidade européia (40,70%), seguida pelos Estados Unidos, inclusive Porto Rico (25,50%) e pelo Mercosul (14,89%).
Gargalos do Porto Paranaguá
A falta de estrutura do sistema portuário afeta a capacidade de carregar navios principalmente durante a chuva, atrapalha o escoamento de toda carga que chega das lavouras no periodo de safra, gerando assim filas e filas de caminhões que chegam a ficar dias esperando, e alguns navios demoram quase um mês para conseguir atracar.
Este problemas estão ligados a capacidade de armazenagem e de transferencia de carga dos silos para os navios.
Enquanto a produção no campo aumenta e bate recorde da safra de grãos, em Paranaguá são muitos os desafios para que o Porto acompanhe o crescimento e volte a ser o principal ponto de exportações de grãos do país. Entre 2002 e 2010, a fatia do porto em toda a exportação por via marítima do país caiu 24%.
Projetos de Melhoria
Principais projetos de melhorias estão voltados para a Reestruturação do Corredor de exportação, construção de um sistema de píers para a atracação de quatro navios, Corredor de exportação de granéis