Porto de paranaguá
Histórico
Situado na cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná, na margem sul da baía da cidade, localização esta que se caracteriza em um abrigo natural para as embarcações, em face de tranquilidade das águas da baia, o que torna o Porto excelente sobre o ponto de vista de segurança. É considerado o maior porto graneleiro da América Latina e o sexto maior porto do mundo. Seu nome expressa a ideia de “mar redondo” ou “mar grande”. Até o batismo oficial, chamou-se também Pernaguá e Parnaguá.
Iniciou suas atividades em 1872 com a Administração de Particulares. Segundo relatos históricos, o local ocupado pelo porto atualmente, já exercia tal função desde meados do século XVII, porém naquela época, tais práticas eram consideradas muito arriscadas devido à infraestrutura da localidade (falta de quebra-mar e cais). Não havia barra suficiente para os navios de alto porte, portanto, eles precisavam permanecer em alto mar e necessitando de outras embarcações para embarque/desembarque de mercadorias. Foi um grande exportador da erva-mate, principal atividade comercial realizada na época.
No contexto histórico do Estado do Paraná, o Porto de Paranaguá foi a porta de entrada para os seus primeiros povoadores, e desde a segunda metade do século XVI, o Porto sempre foi o principal exportador da região que mais produz produtos agrícolas do Brasil.
O governo do Paraná passou a Administrar o Porto a partir de 1917. Recebeu melhorias que possibilitou sua ascensão ao maior porto Sul brasileiro.
Inaugurou-se em 17 de março de 1935, com a atracação do navio-escola Almirante Saldanha, primeira embarcação a lançar suas escadas no novo Porto, e que seria apenas o marco inicial de uma história de superação e de muitas vitórias para os envolvidos nesse projeto.
Em 1947 foi criada uma Autarquia Estadual a qual levou o nome de APPA, Administração dos Portos de Paranaguá e Autonina.
Sobre o Porto
Abrange uma área de mais de 800.000 km², compreendendo o