Multivibrador
LIMEIRA
2012
MULTIVIBRADOR ASTÁVEL
Trabalho para ser avaliado TRP – Conteúdo “Relatório”, referente ao 2º período de avaliação na escola SENAI “Luiz Varga”.
LIMEIRA
2012
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é registrar a experiência realizada na execução do multivibrador astável entendendo seu funcionamento.
A finalidade deste é testar a eficiência do multivibrador astável e, ainda a redação do relatório, na aula de TRP, possibilitando, inclusive o emprego das normas ABNT, referentes ao trabalho acadêmico.
Os multivibradores são osciladores de relaxação importantes. Este tipo de oscilador eletrônico produz continuamente uma forma de onda retangular. O termo multivibrador refere-se ao fato de que uma forma de onda retangular tomada no coletor de qualquer dos transistores, consiste de um grande número de diferentes frequências. É a combinação destes harmônicos que produz a forma de onda retangular. Os multivibradores astáveis e de outros tipos que veremos oportunamente consistem em circuitos importantes para os computadores. As idas aos níveis alto e baixo correspondem a geração de bits, ou seja, produção de zeros e uns com que os computadores operam. Variações deste circuito são a base de todos os chips dos computadores.
SUMÁRIO
1. FUNCIONAMENTO
O multivibrador astável é composto por quatro resistores, dois capacitores e dois transistores, representado graficamente na figura 05. Os transistores funcionam como chaves elétricas, alternando o processo de carga e descarga dos capacitores. Esses, por sua vez, definem, através do seu tempo de carga, o período de oscilação do circuito. Os transistores utilizados nesse multivibrador serão do tipo NPN.
No multivibrador, independente da simetria do circuito, na prática, sempre haverá uma pequena discrepância entre os