Marx versus Weber
Trabalho de Sociologia – Marx versus Weber
Contraposição das ideias de Karl Marx e Max Weber em relação à sociedade, com base nos seguintes textos:
1. Fundamentos da História – Karl Marx
2. A ética protestante e o espírito do capitalismo – Max Weber
Conteúdo analítico:
Na contraposição das ideias de Karl Marx, no texto “Fundamentos da História”, às de Max Weber, em “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, é possível delimitar diferentes abordagens sobre o desenvolvimento da sociedade. Enquanto Marx trabalha com as forças econômicas como epicentro de sua teoria, Weber centra sua tese no maniqueísmo religioso da sociedade.
Em seu texto, Marx subordina a vida do homem às condições materiais de sua produção e ela só toma forma com o crescimento de sua produção. Para ele, o progresso das forças produtivas afetava significativamente as relações de produção, em cada época da sociedade humana. Desde a tribo patriarcal, onde coexistiam, o chefe, membros das tribos e os escravos; até chegarmos à propriedade feudal, habitada pelo senhor feudal e os servos, é possível, segundo Marx, delinear as forças produtivas e as relações sociais que advêm delas.
Para Marx, a produção de ideias, das representações e da consciência estão diretas e intimamente ligadas à atividade material e ao comércio material dos homens: é a linguagem da vida real.
O filósofo alemão salienta que: “produzir a vida, tanto a sua própria, através do trabalho, como a vida de outrem, pela procriação, nos parece, portanto, desde já, uma relação dupla: de um lado, uma relação natural e, de outro, uma relação social – social no sentido que se entende pela ação conjugada de vários indivíduos, pouco importando em que condições, de que maneira e com que finalidade” (...) “Segue-se, igualmente, que a massa das forças produtivas acessíveis aos homens determina o estado social, devendo-se, como consequência, estudar e elaborar incessantemente a