Sociologia marx weber
Sociedade é um todo estruturado, apesar dos conflitos; Existem relações indispensáveis e independentes das nossas vontades pessoais
(produção social);
A estrutura dessa sociedade determina/gera a politica, leis, cultura, moral e forma a consciência social;
-Sociedade
Infra-estrutura: representadas pelas forças econômicas, relações materiais de produção de cada épóca, no caso analisado por Marx, o capitalismo (fundações de um edifício)
Superestrutura: as idéias, crenças, a moral, a arte costumes, instituições (políticas, religiosas, jurídicas, etc).
(edificio em si).
Justifica e é justificado por um determinado sistema de produção. -Sociedade ideal
Sociedade sem classe e sem propriedade privada (socialismo--comunismo)
-Principais conceitos :
Capital: não é apenas conjunto de finanças e máquinas acumuladas.
Capital passa pela discussão do poder e das relações de poder entre as classes sociais. Trabalha com a ideia de conflito entre as classes, procurando entende tais conflitos.
-Conflito
Conflito é o oposto a harmonia de Durkheim e de Smith
(acreditava que o capital levaria a harmonia)
Marx: interesses antagônicos de classe Mercadoria: valor de uso e valor de troca. (dialética). Trabalho como mercadoria (força de trabalho) -----Fetichismo da mercadoria ----Alienação
-Principais conceitos
• ideologia : “Idéias das classes dominantes são as ideias predominantes em cada epoca, ou seja, a classe, que é a força material dominante da sociedade, é também a força espiritual dominante (•..) classes dominantes são produtores de idéias e regulam a produção e distribuição das idéias (...)as idéias da classe dominante são cada vez mais abstratas, ou seja, aparenta cada vez mais, a universalidade (•••) burguesia e forçada a se organizar em plano nacional e em plano local e a dar uma forma universal aos seus interesses.” (A ideologia Alemã)
(processo consciente/racional)
Ideologia (Marx) versus crença (Durkheim)