Cimento
DISCENTE:
Brunelle de Oliveira Santos Emilly Pereira Leite Flávio Silva de Oliveira
LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II CIMENTO PORTLAND
Feira de Santana 2012
BRUNELLE DE OLIVEIRA SANTOS EMILLY PEREIRA LEITE FLÁVIO SILVA DE OLIVEIRA
Relatório
requisitado
como
avaliação
à
disciplina Materiais de Construção II - Prática, ministrada pelo professor Antônio Freitas, do curso de Engenharia Civil, semestre 2011.2, da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Feira de Santana 2012
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
1.AGLOMERANTES
1.1 Definição Aglomerantes são os materiais ligantes, em geral pulverulentos, que servem para solidarizar os grãos de agregados inertes. São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas. As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causados pela retração. Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos. As natas são pastas preparadas com excesso de água. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.
1.2 Classificação dos Aglomerantes Os aglomerantes podem ser classificados, quanto ao seu princípio ativo, em: • • aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo a cal aérea. hidráulicos: são os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo a cal hidráulica, o cimento Portland, etc. Este fenômeno recebe o nome de hidratação. poliméricos: são os aglomerantes que tem reação devido a polimerização de uma matriz, por exemplo: resina epoxídica.
•
2. CIMENTO PORTLAND
2.1. Nota histórica
O termo “cimento” é proveniente do latim “Caecmentun” que significa pedaços de pedras ásperas e não talhadas. Os