Cimento Portland
O cimento é, com efeito, um pó usado como principal aglomerante ou ligante na construção civil para a formação de argamassas e concreto, devido às propriedades aglutinantes e ligantes que este apresenta quando em contato com a água.
Ele é obtido a partir de uma mistura de matérias-primas, sendo o clínquer a principal delas. O clínquer é formado por uma mistura composta basicamente de calcário e argila, podendo também ter adições de minério de ferro e areia formando uma espécie de farinha que será, posteriormente, aquecida no forno a aproximadamente 1.450˚C. Ao clínquer obtido, pode se adicionar também compostos como: pozolana, escória, filer, entre outros, com o fim de viabilizar o processo e produzir um cimento com características que atendem a diversas necessidades específicas. Entre as diversas características procuradas pelos produtores de cimento, destacam-se a resistência a compressão, impermeabilidade, porosidade, resistência a sulfatos, calor de hidratação, entre outras.
2. ESTRUTURA FÍSICA DE EMPRESA
A Fábrica Poty Paulista do grupo Votorantim Cimentos está localizada na Av. Sen. José Ermírio de Morais, s/n Maria Farinha, Paulista – PE.
A fábrica é a segunda do grupo tendo seu inicio na década de 1950, teve sua produção interrompida por alguns anos e neste período em que a planta passou sem produzir cimento, apenas a pozolana foi industrializada na fábrica.
A planta foi reinaugurada em 2011, operando agora como uma fábrica de moagem.
Com uma excelente estrutura na área de produção e rigoroso controle de qualidade a fábrica produz 750 mil toneladas de cimento, além de outras 400 mil toneladas de pozolana por ano.
3. CIMENTO PORTLAND
3.1 Definição
O Cimento é definido como sendo um aglomerante hidráulico constituído basicamente de óxidos de cálcio, silício, alumínio e ferro, que quando misturado com água (em certas proporções), endurece, tanto exposto ao ar como