brasil
Carvalho, José Murilo de. A Formação das almas.o imaginário da república no Brasil.
Apresentação do autor: José Murilo de carvalho. Cientista político, Historiador brasileiro,membro da academia brasileira de letras desde 2005,e de ciências, professor da universidade federal MG,
Transição do regime político: Monarquia x República
Transição que não teve participação popular, é valido lembrar que naquele momento a escravidão acabara de ser abolida, o que acarretou diversos problemas sociais, tais como a falência de alguns proprietários de terras e escravos ,pois não foi dados nenhuma compensação financeira aos senhores donos de escravos , por sua vez a monarquia não tinha um plano para inserir os ex escravos na sociedade , o que gerou a marginalidade deste grupo, com relação aos militares após o triunfo da guerra do Paraguai , os militares começaram a questionar a estrutura política -sociais do império adotando uma política antiescravista e republicana. Influenciados pelo positivismo de Benjamin Constant.
Constituição 1891. Inspirado na constituição norte americana, o regime instituiu um modelo de república federativa presidencialista, escolhida através do voto universal masculino, alfabetizados e maiores de 21 anos, sendo assim podemos perceber que a república instaurada no país não garantiu a participação do povo.
República da espada
Durante esse período Marechal Deodoro e Floriano Peixoto são responsáveis por outorgar a constituição que serviria para nortear a instituição, foi marcado por crises econômicos e combate das revolta das armadas e revolta federalista.
República do café com leite
E representada pela concentração de poder nas mãos de dois grupos oligárquicos rurais ,
Minas gerais e são Paulo, controlando a economia e ditando a política ,sendo assim havia um revezamento no poder , durante esse período o governo representado por um ou outro grupo de fazendeiros, governavam e