CIMENTO ECOLOGICO
O cimento ecológico é feito com material proveniente de diversas indústrias, entre elas a siderúrgica, de fundição, termelétrica e de carvão vegetal. A substituição do clínquer – material feito de argila e calcário, e que é utilizado na produção de cimento convencional – por estes materiais reduz em até 95% as emissões de carbono e em 80% o gasto de energia em relação ao processo de produção tradicional.
O CP III (Cimento Portland de Alto Forno), como é chamado, o CP III já representa cerca de 17% do consumo de cimento no Brasil. É um cimento de uso geral, que pode ser utilizado em todas as etapas da obra e está disponível principalmente na região Sudeste, onde estão os fabricantes de aço.
FABRICAÇÃO;
O método emprega apenas cinza de bagaço de cana-de-açúcar, escórias de altos–fornos industriais e uma solução alcalina, compostas por hidróxido de sódio, silicato de sódio e água.
VANTAGENS;
Redução nas emissões de CO2 que podem ser entre 20% e 80% menores. 80% o gasto de energia em relação ao processo de produção tradicional.
É tão eficiente quanto o cimento comum Mais resistente, estável e impermeável em relação ao cimento comum, pois seu processo de hidratação ocorre mais lentamente. previne fissuras térmicas.
Tais características o tornam ideal para fundações, lajes e pilares.
O principal problema, é que o setor de materiais de construção é imensamente conservador. Prefere aquilo que conhece, o cimento Portland. Os engenheiros estão familiarizados com as propriedades mecânicas do material. E, evidentemente, o cimento Portland é barato.