TIJOLOS SOLO-CIMENTO – O TIJOLO ECOLÓGICO
Wllisses Teixeira Rodrigues de Araujo
UDF, Brasilia, Brasil, wllisses.t@gmail.com
RESUMO: Este artigo mostra os tipos de tijolos solo-cimento produzidos no Brasil e descreve os tipos de máquinas usadas na produção destes elementos, a qual é considerada de baixo impacto ambiental e baixo custo em relação aos métodos tradicionais.
.
PALAVRAS-CHAVE: tijolos, solo-cimento, alvenaria, ecológico, prensas.
ABRSTRACT: This article shows the types of soil cement bricks that are produced in Brazil and also describes the different types of machines used in the production of these elements, which is considered to have low environmental impact and low cost as compared to traditional methods.
KEYWORDS: bricks, soil cement, brickwork, environment friendly, presses
1 INTRODUÇÃO
A crescente diminuição dos recursos naturais e a consciencia ambiental dos profissionais da construção despertou o interesse por tecnicas e recursos que minimezem o grande impacto na natureza causado pela construção civil. O solo e a agua, materiais abundantes no nosso planeta são sem duvidas uma das melhores alternativas. Pois não precisam da queima em fornos e quando tratados de forma adequada são exelentes isolantes termicos e acusticos, permitindo conforto com economia. Não podemos ignorar o uso do cimento na fabricação do tijolo solo-cimento, que consome energia, porem em comparação com a gasta na fabricação de tijolos convencionais acaba se tornando desconsiderável. Há evidencias na história da arquitetura do uso deste tipo de material ha cerca de cinco mil anos com sucesso, garantindo a confiança no emprego deste material. Em 1960 o solo-cimento começa a ter vários estudos cientificos no Brasil e estas pesquisas começam a ser divulgas pelo IPT –Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e a ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland.
2. EQUIPAMENTOS PARA FABRICAÇÃO
2.1 Prensas Manuais
Os