Cimento Aluminoso
ENGENHARIA CIVIL
MARINA
ROSIANI
CIMENTO ALUMINOSO
VITÓRIA
2014
MARINA DO VALE CZAJKOWSKI
ROSIANI OLIOSI RAMOS
CIMENTO ALUMINOSO
Trabalho apresentado à disciplina Materiais de Construção Civil do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Brasileira de Vitória, como requisito para obtenção de avaliação parcial bimestral.
Prof. MSc. Wandercleiton da Silva Cardoso
VITÓRIA
2014
Introdução
Em quase todo tipo de construção da mais simples a mais complexa o cimento é empregado como componente do produto mais consumido depois da água.
O cimento é um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica. Composto de clínquer e de adições que distinguem os diversos tipos existentes, conferindo diferentes propriedades mecânicas e químicas a cada um.
É um produto com variedades e especificações limitadas, que depende das adições de outros produtos dando as características especificas.
O cimento aluminoso é um cimento de uso especifico, caracterizado pela aplicação que é muito limitada em betão estrutural e grande resistência ao ataque de sulfatos.
Segundo ‘ Eladio G. R. Petrucci’ , após alguns acidentes na França com obras de concreto em terrenos ricos em sulfatos fora feitos estudos da possibilidade de se fabricar um cimento para a resistência a esse tipo de ambiente agressivo a cimentos já existentes, onde assim obtido um cimento que mesmo sendo de alto custo e emprego delicado era satisfatório por ser resistente a sulfatos.
Esse produto desde que foi posto no mercado em 1918, vem sendo fabricado em vários países como: Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Suécia, Hungria e Espanha.
Cimento Aluminoso
Os cimentos aluminosos são ligantes hidráulicos, cujo componente principal é o aluminato de cálcio,