ciencias
• Reto do abdome: O músculo reto do abdome ou reto abdominal é um músculo par que corre verticalmente em cada lado da parede anterior do abdome humano (e em alguns outros animais). Eles são dois músculos paralelos, separados por uma faixa de tecido conjuntivo chamada de linha Alba (linha branca). Ele se estende da sínfise púbica inferiormente e ao processo xifoide e cartilagens costais inferiores superiormente
• Músculo piramidal do abdómen Músculo piramidal do abdómen (Museulus pyramidalis)
Encontra-se situado adiante do grande recto.
Insere-se no púbis e na face anterior da sínfise púbica.
As suas fibras dirigem-se para cima e para dentro, acabando por inserir-se na linha branca, ou seja, na rafe tendinosa que separa os dois músculos grandes rectos.
Esta inserção na linha branca é feita entre o umbigo e o púbis.
• Oblíquo externo do abdome Por ter origem na borda das oito costelas inferiores no lado do tórax interdigitando-se com o músculo serrátil anterior; e inserção na metade anterior da crista do ílio, ligamento inguinal, crista do púbis e fáscia do músculo reto do abdomena na frente inferior; o músculo oblíquo externo do abdome tem a função de fazer a flexão lombar.
Inserção Superior: Face externa das 7 últimas costelas
Inserção Inferior: ½ anterior da crista ilíaca, EIAS, tubérculo do púbis e linha alba
Inervação: 4 últimos nervos intercostais, nervo ílio-hipogástrico e ílio-inguinal
Ação: * Contração Unilateral: Rotação com tórax girando para o lado oposto
* Contração Bilateral: Flexão do tronco e aumento da pressão intra-abdominal
• Oblíquo Interno do Abdome
O músculo oblíquo interno do abdome tem origem na metade superior do ligamento inguinal, dois terços anteriores da crista do ílio e fáscia lombar. Sua inserção abrange as cartilagens costais da oitava, nova e décima costelas e linha alva.
Este músculo é encontrado em ambos os lados do tronco, na