pensamento social 3
Faculdade de serviço social
Pensamento social III
Discente: Ana Cláudia Pereira Soares
Estudo dirigido do texto: Entre a Nação e Barbárie
1-Explique de acordo com Florestan Fernandes o que é capitalismo dependente. Explicite sua compreensão a cerca das consequências desse para a sociedade de acordo com elementos que o autor relata em seu texto.
O capitalismo dependente é o produto de uma situação histórica em que o destino da sociedade fica submetido aos desígnos de burguesias que são incapazes de conciliar desenvolvimento econômico, soberania nacional e democracia. Capitalismo dependente é um tipo de reprodução que a burguesia produz e reproduz como um regime de classes, onde através desse sistema fechado o regime de classes se compromete com a reprodução de nexos de subordinação externa e recicla os anacronismos sociais, a forma elementar do capitalismo dependente.
2-Discorra sobre a interpretação de Florestan Fernandes acerca das raízes do capitalismo dependente e sobre o que ele chama de articulação de estruturas modernas e atrasadas.
Florestan Fernandes discursa que o capitalismo é uma economia satélite e impulsiona um processo de acumulação o que o torna os países desenvolvidos autônomos e consequentemente sob esta perspectiva, o movimento da economia subdesenvolvida tem um processo com caraterísticas próprias, mais subordinadas pelas vicissitudes de um todo maior, uma economia de mercado capitalista que tem como meta operar, estruturar e dinamizar uma entidade especializada, subsidiária e dependente. Florestan Fernandes fornece uma explicação não economicista da articulação das estruturas modernas e atrasadas é o primado das relações de produção sobre as forças produtivas e a presença constitutiva da luta de classes no que determina o caráter das relações de produção.
3-O autor em seu texto utiliza o termo dualidade estrutural, explique o que é como se dá no contexto do capitalismo dependente e os