ATENDIMENTO AOS PACIENTES COM NECESSIDADES ESPECIAIS
Para os portadores de cardiopatias, alguns fármacos devem ser considerados, como por exemplo o diazepam para causar um efeito tranquilizante no paciente a fim de evitar um possível infarto do miocardio. O paciente com insuficiência cardíaca congestiva moderada ingerem diuréticos potentes, como por exemplo o Lasix. Além disso, é bem provável, nesse caso, o emprego de estimulantes cardíacos como a digoxina.
O uso de diuréticos eliminam agua por via renal, entretanto o desequilíbrio hídrico reflete se para o lado da cavidade oral, havendo xerostomia e suas consequências, tendo que ser tratadas e passadas as informações para o paciente fazer o devido acompanhamento do tratamento fora do consultório.
O uso de alguns fármacos com efeitos vasodilatadores podem provocar tonturas e dores de cabeça e se o paciente estivem numa posição inclinada, provavelmente, ao levantar-se da cadeira odontológica poderá ter um mal-estar.
Algumas manifestações típicas de pacientes cardiopatas são: Hipoplasia do esmalte do dente, Gengivite hemorrágica, Respiração bucal, Língua Saburrosa, Dentes brancos e leitosos nas crianças, Aumento do número de cáries, Erupção retardada, Xerostomia (devido a ingestão de medicamentos).
O uso de Anti-hipertensivos causa ânsia e vomito, podendo prejudicar alguma moldagem. Nesse caso a indicação é inclinar a cabeça do paciente para frente e orienta-lo a respirar suavemente pelo nariz.
A orientação sobre a higienização bucal se procede para mantes a boca sadia, pois os vômitos carregam consigo ácido clorídrico estomacal, iniciando-se um estado de descalcificação dentária.
Renais Crônicos
O primeiro procedimento a ser realizado é a anamnese, solicitação e interpretação do exame de urina e hemograma. É necessário saber se o paciente está com um simples inflamação ou se está com uma glomerulonefrite, que é uma inflamação dos glomérulos, cuja consequência é a incapacidade dos rins de manter o equilíbrio do organismo. Há queda da