ciencias
Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Edifícios da Sede administrativa - FCM01: vista da Av. Adolpho Lutz
A Faculdade de Medicina da Unicamp fora criada oficialmente em meados do século XX, no ano de 1953, como Faculdade de Medicina de Campinas. Em 1963, um decreto determina sua instalação, e muda seu nome para Faculdade de Medicina da Universidade de Campinas - FMUC, originando a Universidade recém criada 1 2 . Em 1966 seu nome mudaria novamente, para Faculdade de Ciênicas Médicas da Unicamp.
Ao longo de sua cinquentenária trajetória, a instituição se consolidou como referência de modernidade e pioneirismo em pesquisa médica de vanguarda e formação médica de excelência, estando na linha de frente desde as reformulações das bases curriculares até a formação clínico-cirúrgica de alta complexidade.
É atualmente a única Faculdade de Medicina brasileira a já ter participado do comitê de indicação do Prêmio Nobel de Medicina, tendo feito em duas ocasiões: 2010 e 2012.
Localiza-se na Rua Tessália Vieira de Camargo, na Cidade Universitária Zeferino Vaz, em Campinas, São Paulo. 3
Índice [esconder]
1 História
2 Da Faculdade de Medicina, uma Universidade
3 Fatos notáveis sobre a Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
4 Departamentos
5 Entidades e órgãos relacionados
6 Ligações externas
7 Referências
História[editar | editar código-fonte]
A figura central na fundação , e primeiro diretor, a partir de 1963 , fora o prestigiado Doutor Antônio Augusto de Almeida, médico oftalmologista e Professor Emérito pela FCM, de fama inatacável, peça vital na implantação da faculdade e, posteriormente, da universidade.
A história da primeira escola médica campineira começa, entretanto, nos anos de 1940 e 1950. Para Campinas,o ano de 1946,