Ciencias
Para o ser humano, as angiospermas têm importante papel, pois, além de comporem a base da nossa alimentação(plantas frutíferas,hortaliças e cereais),estão presentes nas atividades econômicas das mais variadas formas: constituindo ativos nas formulações de medicamentos, fornecendo matéria-prima (madeira, formas de combustível, como etanol e biodiesel).Além disso,estão presentes no comércio de plantas ornamentais.
História do cultivo de plantas ornamentais
Há tempos o homem vem promovendo a seleção de muitas espécies cultivadas a partir de cruzamento direcionado entre indivíduos com qualidades desejáveis. Dessa forma surgiram novas variedades, bastante diferentes das espécies ditas selvagens. A prática de cultivar plantas com finalidade ornamental não é uma atividade moderna. Registros mostram algumas espécies, como o lírio-branco, sendo cultivadas ainda durante a civilização minhoca. Ao longo da história, a descoberta de novos continentes promoveu a entrada, no Velho Mundo, de diversas espécies de plantas desconhecidas pelos europeus. Assim, orquídeas, bromélias, aráceas e palmeiras passaram a ser bastante apreciadas por lá.
No Oriente Médio as rosas já eram cultivadas há milênios, e, com isso, a grande variedade de híbridos (resultados de cruzamentos entre espécies feitos pelo homem) já não representa a planta como era no seu estado original.