CIENCIAS SOCIAIS
Este trabalho vai abordar a temática das Ciências Sociais e sua representação nasociedade. Esta atividade é importante para que possamos compreender as diferentessociedades e culturas, é um dos objetivos das Ciências Sociais.
1.1 SIGNIFICADOS DE CULTURA, INDÍVIDUO E SOCIEDADE
O acervo social do conhecimento inclui o conhecimento de minha situação e de seuslimites. Por exemplo, sei que sou pobre, que, por conseguinte não posso esperar viver num bairro elegante. Este conhecimento está claro, é partilhado tanto por aqueles que são também pobres, quanto por aqueles que se acham em situação mais privilegiada. A participação no acervo social do conhecimento permite assim a “localização” deles de maneira apropriada.
Isso não é possível para quem não participa deste conhecimento, tal como os estrangeiros,que não pode absolutamente me reconhecer como pobre. Talvez porque os critérios de pobreza em sua sociedade sejam inteiramente diferentes. Como posso ser pobre se usosapatos e não pareço estar passando fome? (Berger; Luckmann, 2006, Pags. 62 e 63).Segundo o autor o ser humano se relaciona com o ambiente natural, mas tambémcom uma ordem cultural e social especifico na qual já está feita antes dele chegar. Oorganismo humano mesmo com limites fisiológicos manifesta uma imensa plasticidade nassuas respostas às forças ambientais que atuam sobre eles. Aqui o autor fala da plasticidadedo homem, o homem tem sua natureza, mas também a constrói e ainda se produz a simesmo.Por exemplo: O que faz do homem dono dele mesmo é a capacidade de plasticidade(adaptação) que ele tem, ele quando nasce é envolvido em um contexto social que já existerepleto de valores e mesmo assim ele dá sua contribuição.Institucionalizar é fazer algo tornar-se habito em determinada cultura cujo damos o nome detípico. Presume-se que ações do tipo X sejam realizadas por sujeitos do tipo X. Deve-sesaber que o caráter controlador é algo puro da institucionalização. As tipificações