Aps - 1º semestre - Carro Movido a Propulsao a Jato
O nosso trabalho tem como objetivo aplicar nossos conhecimentos e os princípios teóricos de propulsão a jato e despertar a criatividade para a elaboração de um carrinho movido a ar comprimido.
5
2. PROPULSÃO A JATO
Propulsão é o processo de alterar o estado de movimento ou de repouso de um corpo em relação a um dado de referência.
Segundo o dicionário online de português, propulsão a jato é a propulsão obtida pela reação de um jato de fluido expelido no sentido contrário ao do movimento do veículo.
Um motor a jato, também conhecido como motor a reação é um motor que expele um jato rápido de algum fluído para gerar uma força de impulso, de acordo com Terceira Lei de Newton.
Esta ampla definição de motor a jato inclui turbojatos, turbofans, foguetes e estatorreatores.
De acordo com o exposto, qualquer reservatório que contenha um fluido sob pressão e que tenha a condição de expelir um jato rápido deste fulido, gerando, ao reservatório, um movimento no sentido oposto ao do jato, pode ser considerado um motor a jato.
Os motores a jato surgiram, como conceito, no primeiro século depois de Cristo, quando Heron de Alexandria inventou o eolípila. Este aparelho usava vapor direcionado através de dois tubos de modo a conseguir movimentar uma esfera em seu próprio eixo.
6
Como se sabe, o invento nunca foi utilizado como fonte de energia mecânica, e os potenciais usos práticos da invenção de Heron não foram reconhecidos. Simplesmente foi considerado como uma curiosidade.
A propulsão a jato, literalmente e figuramente, pode ser levada a sério com a invenção do foguete pelos chineses no século XI. Foguetes inicialmente foram destinados a simples fins, como no uso de fogos de artifício, mas gradualmente passaram a ser usados para propelir armamentos de grande efeito moral.
A utilização dos motores a jato é mais difundida na propulsão para aviação. Entretanto, há de se ressaltar a utilização em barcos movidos a hidrojatos e a utilização de turbinas de