desenvolvimento
“Ser e sentir real dizem respeito essencialmente à saúde, e só se garantirmos o ser é que poderemos partir para as coisas mais objetivas”
(Winnicott, 2005, p. 18)
Desenvolvimento Humano
O desenvolvimento humano tem ocorrido desde que os seres humanos existem, entretanto, seu estudo científico formal é relativamente novo, como assinalam Papalia e Olds (2000). Diversos autores destacam que o estudo científico do desenvolvimento humano teve como um dos fundamentos a obra de Quetelet, publicada em 1835, em Paris, intitulada “Do homem e do desenvolvimento de suas faculdades”
Desenvolvimento Humano
A definição de Papalia e Olds (2000) sobre o campo do desenvolvimento humano parece muito precisa: “O campo do desenvolvimento humano focaliza o estudo científico de como as pessoas mudam, e também de como ficam iguais, desde a concepção até a morte. As mudanças são mais óbvias na infância, porém ocorrem durante toda a vida.” (Papalia & Olds, 2000, p.25) De fato, ao longo da vida as pessoas passam por inúmeras mudanças, e este campo da Psicologia se dedica ao estudo das chamadas mudanças de desenvolvimento, que têm o caráter de sistemáticas e adaptativas, como assinalam Papalia e Olds (2000).
Desenvolvimento Humano
Como diz Piaget, “é o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior”
Desenvolvimento Humano
Maturidade emocional – diz respeito à expressão e ao controle das emoções nas diversas idades. Parte fundamental da vida humana.
Maturidade social – compreenda a evolução da sociabilidade, no sentido de superação do egocentrismo infantil, na contribuição para o bem-estar social e a participação nas decisões de interesse social.
Desenvolvimento Humano
Maturidade física – engloba o desenvolvimento das características físicas, estatura, peso, sexo, ser canhoto, índio, etc.
Maturidade intelectual – refere-se à