Ciencias Sociais cc1
Plano de aula 1:
O senso comum, não é baseado em fatos científicos, nem em pesquisas, e nem sempre corresponde a realidade, é uma crença popular, em que se acredita no que é dito, e não provado. Já o fato científico é analisado por métodos de pesquisas e avaliações, onde se chega a uma conclusão se o fato é real, e refere-se a fatos específicos; ou se trata- se de um mito, uma suposição popular, baseada em coincidências e pensamentos comuns.
A principal diferença, é justamente esse estudo realizado, baseado em fatos concretos.
Ex: Comer manga e beber leite, fato não comprovado pela ciência, mas que muitos populares consideram como fato. ( Na época da Escravidão, os Senhores permitiam que os escravos comessem as mangas que caiam dos pés, e para evitar que eles co0nsumissem o leite, inventaram que fazia mal essa mistura)
Não ficar perto de espelho em dias chuvosos, segundo crença popular, atrai raios, porém, cientificamente, não há comprovações desse fato.
O surgimento das espécies por brotamento, teoria advinda da Igreja, em que acreditava se que as espécies vieram de brotos.
Questão de múltipla escolha:
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza nada se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?
a) Objetividade e neutralidade.
b) Generalidade e sacralidade.
c) Generalidade e subjetividade.
d) Subjetividade e neutralidade.
e) Generalidade e objetividade.