Relatório de Física
Curso - Petróleo e Gás
Turma : 2014023
Disciplina : Física Aplicada à Industria do Petróleo e Gás
Grupo : Daniele Moura, Fernanda Fialhos , Bruna Laurentino ,
Ana Paula e Thassiane Lima .
Relatório de Física
Objetivo : Comparar o valor de vazão entre duas tubulações , e com isso provar que de acordo com a CNTP esses 2 valores são iguais.
Sumário
1- Introdução
2- Materiais/ Equipamentos
3 - Procedimentos
4- Resultados
5- Conclusão
6 - Referências
1 - Introdução
As variáveis,temperatura,densidade e pressão, conhecidas como variáveis de estado, possuem uma relação com os gases através da lei dos gases ideais, essa lei afirma que a pressão que um gás exerce é proporcional a sua densidade e temperatura absoluta.
Desse modo, se houver um acréscimo na temperatura ou na densidade, como causa a pressão aumentará, se a outra variável ( densidade ou temperatura) permanecer constante. Por outro lado , se a pressão permanecer constante, e houver um descrécimo na temperatura , a densidade aumentará e vice - versa.
É através da lei dos gases , que a vazão de um determinado gás pode ser medida, usando os valores de temperatura e pressão medida pelo barômetro , onde o que se mede primariamente é o volume de fluido deslocado pelo fluxo, e a vazão é computada a partir da derivada temporal dessa medida, essa derivada é facilmente calculada, pois em geral são medidores rotativos, e a velocidade angular é, neste caso, proporcional a ela , todos esses valores devem estar nas condições normais de temperatura e pressão.
2 - Materiais/ Equipamentos
.
Cronômetro
.
Barômetro
.
Medidor de temperatura
3 - Procedimentos
Ao ligar a válvula de gás, anotou - se o volume acusado pelo medidor de volume da tubulação do senai, esperou- se o intervalo um minuto e o valor acusado foi anotado,
esse processo foi feito 6 vezes, ou seja, foram feitas 6 anotações volumétricas respeitando o intervalo, o mesmo procedimento anterior foi feito