Ciencias politicas: pensadores politicos desde maquiavel
Ciências Políticas: Profº. Aroldo
1º Semestre B - Noturno
PENSADORES POLÍTICOS
MAQUIAVEL
Teoria Monista: Maquiavel defende a idéia de que deveríamos ser amáveis e temíveis, ou seja, nos fundirem a ambas circunstancias. Pois na teoria monista, o estado se sobressai ao direito, e para Maquiavel, ser temido vale mais que ser amado.
Teoria Dualista: o estado e o direito são duas frentes diferentes. Para Maquiavel o estado não tem mais a função de assegurar a felicidade e a virtude, ou seja, devem caminhar separadamente.
Teoraia Paralelismo: estado e direito são interdependentes entre si, não podendo conviver de forma separadamente. Para Maquiavel, a realidade política e a realidade social se interligam no que se pode fazer e o que é necessário fazer, porem cada um com sua frente.
Nascimento Originário: Ocorre a partir de um grupo de pessoas, em um determinado território, organizam-se e estabelecem seu próprio governo. Maquiavel escreve que o poder baseia-se na democracia, ou seja, no consentimento do povo.
Nascimento Secundário: pode ocorrer pela união ou pela divisão de estados já existentes. Maquiavel, agora, pensa na construção de um estado unitário e moderno, portanto do estado absoluto, a partir do que já está formado.
Divisão Nacional: aquela na qual uma determinada região obtêm sua independência e forma uma nova unidade política. Maquiavel, funda uma nova moral, que é a do cidadão, do homem que constrói o estado. Para ele, não é mais a moral da alma individual, que deveria apresentar-se ao julgamento divino.
Divisão Sucessoral: como exemplo desta divisão podemos destacar, o estado, que era considerado propriedade do monarca e repartido entre seus parentes e sucessores, dividindo um estado maior em menores. Maquiavel defende que a grande idéia central de que os grandes lideres de estados, era uma espécie de preparação destes para o Reino de