Nicolau Maquiavel-Os Clássicos da Política
O CIDADÃO SEM FORTUNA, O INTELECTUAL DE VIRTÚ
Acadêmicos do primeiro período de Direito/Noturno
Disciplina de Ciências Políticas e Teoria Geral do Estado
Palmas, março de 2014.
PREFÁCIO
O presente trabalho propõe-se a apresentar acerca da vida e obra de Nicolau Maquiavel sob a ótica da escritora Maria Tereza Sadek, levando-nos a uma reflexão profunda concernente a ciência política moderna consoante os pensamentos maquiavélicos.
Seguindo critérios didáticos, utilizamos da separação deste em tópicos distribuídos da seguinte maneira: o presente prefácio, o roteiro de estudos, o referencial teórico, a contextualização e as considerações finais, objetivando desta feita uma melhor compreensão do tema abordado.
Tencionamos que todos tirem o maior proveito possível de todas as explanações sobre o fundador da ciência política moderna: Nicolau Maquiavel. Ansiamos por sanar as dúvidas que por acaso surjam no decorrer do estudo e desejamos a todos uma excepcional leitura!
ROTEIRO DE ESTUDO
NICOLAU MAQUIAVEL:
O CIDADÃO SEM FORTUNA, O INTELECTUAL DE VIRTÚ
- QUESTÃO CENTRAL: A busca pela manutenção do poder na tentativa de evitar o ciclo de instabilidade e caos.
Como instaurar um Estado estável onde predomina a ordem, evitando o ciclo de instabilidade e caos reinante. A regra metodológica utilizada por Maquiavel era a busca pela realidade concreta, examinando-a como ela é e não como gostaria que fosse. Ele enxerga no poder político a única possibilidade de enfrentar os conflitos e correlacionar as forças entre dominantes e dominados, embora que temporariamente.
- PROBLEMÁTICAS: Sua análise política é embasada no sentido de descobrir como se pode resolver o inevitável ciclo de instabilidade e caos.
Construção de um Estado capaz de manter a ordem