Direito
Prof. Luiz Gustavo Fonseca Batalha
Atividade de fixação:
1) Responda:
a) Acerca do pensamento de Locke, assinale a opção correta.
a) O poder político tem origem em Deus, por isso nada autoriza a rebelião dos homens contra o Estado, seja qual for a justificativa da sua revolta.
b) No estado de natureza, ou na sociedade pré-estatal, reina a anarquia, a desordem, a violência: há total liberdade e total terror.
c) O contrato que dá origem à comunidade política é feito por homens racionais, livres e soberanos, e dá origem a um poder limitado, não arbitrário.
d) A liberdade consiste em que cada homem dependa da vontade dos outros homens formando um contrato, que pode ser rompido por qualquer parte.
e) No estado de natureza, o encarregado de velar pelo cumprimento da lei é o Estado, onde o governo é livremente eleito.
b) Todas as frases abaixo são partes integrantes e consistentes do pensamento de Maquiavel, exceto:
a) A segurança do Estado é uma necessidade de tal importância que, diante dela, quaisquer meios de ação tornam-se legítimos, mesmo aqueles que impliquem a violação de normas jurídicas, morais, políticas ou econômicas, que seriam imperativas caso essa necessidade não estivesse em risco.
b) Dentre os principados os hereditários são aqueles em que a estirpe do senhor teve domínio por muito tempo; os outros são novos. Nesses últimos, o príncipe deve conquistar sua legitimidade, fazendo-se amado; jamais deve tornar-se temido, pois o medo alimenta a revolta dos súditos.
c) A audácia, que permite ao príncipe afrontar a fortuna, é o meio pelo qual muitas vezes se conquista aquilo que não se obteria pelos procedimentos ordinários.
d) A primeira obrigação de um príncipe é preparar se para a guerra. Porém, há duas maneiras de combater: uma, segundo as leis; a outra, pela força.
e) Um príncipe, especialmente quando novo, nem sempre pode de boa mente observar todas aquelas condições pelas quais se