CIENCIAS DO AMBIENTE
1.2. CERTIFICAÇÕES
Leed: visa certificar aspectos de sustentabilidade durante a instalação da obra. ISO 14 000 sistema de gestão ambiental. ISO 9 000 qualidade Ohsas 18 000 saúde e segurança do trabalhador.
1.3. SISTEMA DE GESTÃO
Eclosão (geração de resíduos )
Geração de resíduos A (retorna para a obra) B(recicláveis) C(gesso) D(resíduos perigosos, embalagem). Necessidade de segregação. Em cada fase da obra há geração maior de um tipo de resíduo, como por exemplo na faze de acabamento maior produção de classe C e D, na demolição a geração de resíduos classe A.
Destinar os resíduos,devido os resíduos de classe A serem de segunda linha ele não pode ser utilizado na parte principal da obra, por isso é destinado para a construção de estruturas temporárias, como por exemplo canteiro de obra. No caso do estádio parte foi destinado a construção do canteiro de obra e a outra parte para a NOVACAP para obras que não exigem material de primeira linha ( calçadas, concreto magro, etc.)
Abrigo de resíduo com 4 lixeiras para coleta seletiva de residuo classe B durante a obra, pois há vários escritórios no canteiro de obra e é necessário segrega-lo.
Abrigo de resíduo (um aspecto de sga): local seco, coberto e arejado sem contato direto com o solo. Uma chapa em baixo,três chapas laterias com uma cobertura, feito a partir da reutilização de madeira, um aspecto da certificação ISO 14 000.
Ao invés de separar as áreas de escritórios com paralelepípedos foi utlizado corpo de prova rompido.
Necessário ter um posto medico dentro do canteiro de obra devido ao grande risco de acidentes e a magnetude da obra, característica da certificação ouses 18 000, gerando resíduos de serviço de saúde.
Foi necessário utilizar 4 baias de segregação, para resíduos comum, ficava localizado no fundo do canteiro. O residuo classe A n possuía baia devido a grande quantidade de geração do mesmo, desta forma ele era depositado em contêiner que acompanhavam a