Educação Ambiental: Uma Abordagem nas Escolas como Mecanismo de Sustentabilidade
SILVA, Stuart C. Bueno (1)
VILERÁ, Kaio Vinícius (2)
CORINGA, Josias do Espírito Santo (3)
(1) Bolsista, Campus Bela Vista, IFMT, Cuiabá – MT, stuartbueno@gmail.com
(2) Bolsista, Campus Bela Vista, IFMT, Cuiabá – MT, kaiovilera@gmail.com
(3) Mestre, Professor, Campus Bela Vista, IFMT, Cuiabá – MT, josias.coringa@blv.ifmt.edu.br.
Resumo
Baseando na lei de diretrizes e bases (lei 9394/96) que visa a obrigatoriedade de Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e no Art. 225 da Constituição Federal do Brasil que zela o direito a todos por uma ambiente sadio e equilibrado onde o poder público e coletividade tem o dever de proporcionar isto, o presente artigo é produto de pesquisa realizado com quatrocentos e dezessete alunos de sete escolas da rede pública da Capital cuiabana, onde fora trabalhado a temática ambiental (disposição e tratamento de resíduos) após levantamento de uma problemática no município de Cuiabá, a situação dos resíduos (lixo).
No primeiro momento utilizou-se de aplicação de questionários, para avaliar o de conhecimento dos alunos na área ambiental, no qual foram observadas contradições e deficiências quanto ao saber e atuação dos alunos no meio ambiente. Num segundo momento, houve ciclo de palestras voltada a temática proposta, que ainda está em andamento, com a objetividade de formar estes estudantes (futuros profissionais) em agentes ambientais, disseminadores de mecanismos eficientes e coerentes em prol do meio em que vivem.
Palavras-chave: Educação Ambiental; Sustentabilidade; Meio Ambiente; Resíduos.
Introdução
O homem sempre causou impactos no meio que vive, entretanto após a Revolução Industrial ( séc. XIX na Inglaterra ) acelerou os meios de degradação juntamente como o consumismo. O modelo de desenvolvimento econômico que substituiu o modo de subsistência do homem modificou a relação existente entre humanidade e meio ambiente, consequentemente