REVIS O TRABALHO DE GEOLOGIA
Assunto:
“ANÁLISE DA ESTABILIDADE DOS TALUDES”
- NATURAIS (ENCOSTAS)
- ARTIFICIAIS (ATERROS)
- METODO DE FELLINEUS E BISHOP PARA AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA
SUMÁRIO:
1 -O QUE É TALUDE?
2.0 - MOVIMENTAÇÃO DE TALUDES
3.0 ANÁLISE DA ESTABILIDADE DOS TALUDES
4.0 OBRAS – SOLUÇÕES PARA ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES
5.0 PLANO DIRETOR
6.0 CARTA GEOLÓGICA DA CIDADE
7.0 NORMAS E LEGISLAÇÃO SOBRE ESTABILIDADE
1 -O QUE É TALUDE?
Talude pode ser definido como uma superfície inclinada que delimita um maciço terroso ou rochoso. Ou seja é uma superfície de solo exposta que forma um ângulo com a superfície horizontal. Podem ser classificados como:
* artificial ou
* natural
Ex 1:
Ex 2:
1.1 TALUDE NATURAL
Os taludes naturais são comumente conhecidos como encostas e sua denominação feita através de estudos geotécnicos. Formados há muitos milhões de anos e encontrados principalmente nas encostas de montanhas.
As encostas são formadas por um manto de material decomposto ou manto de intemperismo sobre uma superfície rochosa. Em algumas situações entre o manto de intemperismo e o substrato rochoso há um limite gradativo.
Os fatores naturais podem atuar isolados ou em conjunto durante o processo de formação de um talude natural respondendo pela estrutura característica destes maciços. Podemos classificar esses fatores em dois grupos: Geológicos e ambientais.
- Geológicos: Litologia, estruturação e geomorfologia: São responsáveis pela constituição química, organização e modelagem do relevo terrestre; à ação deles, soma-se a dos fatores ambientais. Assim, a litologia, com os constituintes dos diversos tipos de rocha, a estruturação dos maciços – através dos processos tectônicos, de dobras, de falhamento, etc., e a geomorfologia – tratando da tendência evolutiva dos relevos.
- Ambientais: Clima, topografia e vegetação: Não devem ser considerados isoladamente dos fatores geológicos, e tem como principal agente a erosão, influenciada pelo clima, topografia e