trabalho gas natural 2
Tight gás: Este tipo de Gás Natural se caracteriza como gás não convencional, devido ao seu reservatório ser de baixa permeabilidade, que produz principalmente, gás natural seco, apesar de em alguns casos também haver gás “molhado” (absorvido) nas rochas. Essa baixa permeabilidade não permite a interconexão entre os poros existentes nessa formação rochosa. São reservatórios onde o gás natural não pode ser produzido com vazões economicamente viáveis, a menos que o reservatório seja estimulado por fraturamento hidráulico, poços horizontais, ou usando poços multilaterais ou alguma outra técnica para que se exponha mais do reservatório para a parede do poço.
Gás de Xisto: encontrado no interior de um tipo poroso de rocha sedimentar denominado xisto argiloso, onde fica comprimido em seu interior. Esse gás é explorado através de uma tecnologia denominada fraturamento hidráulico: uma técnica que utiliza as fraturas produzidas pela alta pressão hidráulica e introdução de água, areia e uma mistura de produtos químicos, sendo alguns tóxicos, no interior do reservatório, o que permite que o gás flua e seja extraído.
Gás de carvão: O gás de carvão é um combustível gasoso produzido pela destilação destrutiva do carvão. Nos finais do século XIX e princípios do século XX, era conhecido como gás de iluminação e era a principal fonte de energia. Era obtido em fornos de coque, a partir da hulha na ausência