Ciencias do ambiente
A Ciência do Abiente estuda as circunstâncias, estrutura e condições do ambiente de trabalho, com a finalidade de conhecer os risco a saúde. Dentro destes critérios a seguir apresenta-se os tipos de ambientes de trabalho e os riscos oferecidos nos mesmos.
Os ambientes de trabalho, quanto aos riscos oferecidos, se distribuem em 4 classes: Ambiente praticamente sem risco, um ambiente onde o número de riscos é relativamente pequeno e, sendo aparentemente de “pequeno grau”, tornam-se quase imperceptíveis. Entretanto, não podemos negligenciar o fato, pois, qualquer risco, por menor que seja, deve ser tratado como “potencialmente grave”. Ambiente com condições perigosa é um ambiente onde os acidentes e doenças podem ocorrer em situações de gravidade, inclusive com risco de morte. Na maioria, é vetado o trabalho de menores de idade e, em alguns casos, é permitido desde que eles estejam devidamente protegidos. Ambiente com risco de insalubridade, apesar de essencialmente técnica esta classificação, ela assume um caráter legal, com a preocupação da compensação pecuniária, com o pagamento do adicional salarial. Ambiente com risco de periculosidade são situações onde o risco é elevado e, em ocorrendo o acidente, quase sempre resulta em morte do trabalhador. O trabalho com R-X é, tecnicamente, caracterizado como insalubre; mas, legalmente é considerado como “periculoso”.
Para qualquer ambiente de trabalho, e para qualquer atividade que vá exercer, o homem tem que ser “adaptado”, isto é, o trabalhador tem que: receber treinamento, alimentar-se adequadamente, usar epi em função do risco existente, ser motivado, e outros procedimentos de “ajuste do homem ao trabalho”.
1. Ciência do Abiente
A ciências do ambiente está ligada diretamento com as normas regulamentadora, as NR’s. Cada uma é usada conforme sua aplicação dentro das empresas. As normas regem legalmente as atividades industriais no que se