1 Ano sociologia
A respeito da dominação em Max Weber, marque a alternativa INCORRETA.
A) Dominação é a probabilidade de encontrar obediência a uma determinada ordem; pode ter o seu fundamento em diversos motivos de submissão, tanto racionais quanto irracionais.
B) A dominação é um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (mandato) do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros (do dominado ou dos dominados).
C) A dominação pode ser determinada diretamente de uma constelação de interesses racionais de vantagens e desvantagens, mas também pode depender de um mero .costume. ou ter o seu fundamento no puro afeto, ou seja, na inclinação pessoal do dominado.
D) Na dominação tradicional, espera-se o cumprimento das obrigações estatutárias. Na dominação carismática, a autoridade está baseada na confiança pessoal, no heroísmo ou outras qualidades da liderança individual. Na dominação legal, os valores e costumes interpõem-se nas relações pessoais.
02
Para o sociólogo Émile Durkheim, quando, numa sociedade organizada, ocorrem situações em que os contatos entre os órgãos sociais se tornam insuficientes ou pouco duradouros, surge uma situação de desequilíbrio, pois o sentimento de interdependência das partes se amortece, as relações sociais ficam precárias e as regras sociais indefinidas, portanto vagas.
Para esse autor, esse fenômeno significa
A) alienação. B) consciência social. C) anomia. D) representação social.
03 (PAES –UNIMONTES -2011)
O chamado desencantamento do mundo é um processo analisado pelo sociólogo alemão Max Weber. Com base nas ideias do autor sobre esse tema, julgue as afirmativas a seguir e assinale a alternativa INCORRETA.
A) Na contemporaneidade, as relações humanas diretas e pessoais sofrem com a rotina cotidiana da racionalização e que, portanto, é uma ilusão ou otimismo ingênuo acreditar que, por meio desses tipos de relações, chega-se à verdadeira felicidade. B) Weber defende que o mundo