Didatica
Este Plano foi direcionado para uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. A mesma é composta por 19 alunos entre 9 e 16 anos. Por este motivo torna-se uma turma heterogênea. Sete alunos apresentam distorção série/idade. Cinco alunos com esta distorção, tem atendimento especializado na sala de recursos, uma vez por semana e também aulas de apoio, pois apresentam dificuldades na aprendizagem e déficit de atenção.
Apresentam afetividade com a professora e respeito mútuo. Zelam pelos recursos didáticos disponíveis para aprendizagem em sala de aula pois, os mesmos (cartazes) contribuem para a fixação dos conteúdos.Trabalham em grupo sem maiores problemas até mesmo porque o espaço físico favorece a realização deste tipo de dinâmica. Os alunos tem acesso à sala de informática para realização de pesquisas e também possuem contato com o jornal local onde oportuniza expor suas opiniões,e até mesmo criticar e questionar quando necessário.
Mesmo apresentando algumas dificuldades na aprendizagem são alunos curiosos, muitas vezes questionadores e este tema esta diretamente ligado com o cotidiano destas crianças.Quando abordado o tema saneamento básico, surgiram muitas indagações pois acreditamos que alguns não possuem saneamento básico adequado e esse tema por ser muito relevante vem ao encontro com a realidade dos mesmos.
O planejamento (didática teórica) como um todo é indispensável no cotidiano do professor, ele garante o bom desenvolvimento do que foi previsto e também a eficiência do trabalho.
Quando não há ou quando não bem elaborado, ocorre um impacto negativo na qualidade do ensino/aprendizagem. O planejamento é o ponto de partida para um bom desempenho docente proporcionando a qualidade do processo.
A partir da didática teórica (planejamento),é que vai moldando a didática prática ou seja: é preciso planejar,saber o que será aplicado e executar então.
A prática só