Conseitos da economia
POLITICA CAMBIAL CONTRACIONISTA – Valorização do real.
POLITICA COMERCIAL CONTRACIONISTA – Importações.
POLITICA COMERCIAL EXPACIONISTA – Exportação.
POLITICA FISCAL – Atuação do governo na arrecadação de impostos e seus gastos, neste caso o governo atua no sistema tributário. Manipulando os tributos, neutralizando tendências à depressão e a inflação. Temos base, emprego, crescimento econômico e estabilidade de preços. Gastos no setor Público. (previdência, assistência e juros da divida interna)
POLITICA FISCAL EXPANCIONISTA – É tomada quando a medida econômica tem como objetivo gerar um aumento de despesas publica, assim tendo um aumento na demanda, aumento de oferta e ou redução de impostos. O BANCO CENTRAL por sua vez, reduz a alíquota de juros tentando aquecer a economia interna.
POLITICA FISCAL EXPANCIVA – É usada quando a uma influencia de demanda agregada em relação à produção, aumento da produção excessivo formando estoques, levando empresas a reduzir o seu quadro de funcionários, aumento do desemprego. Quais medidas são tomadas?
Aumento dos gastos públicos, diminuição de carga tributaria, estimulando despesas de consumo e investimentos; estímulos à exportação, elevando demanda externa dos produtos, tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.
POLITICA FISCAL CONTRACIONISTA – É tomada quando visa à redução de gastos governamentais públicos, assim restringindo a demanda e aumentando os impostos. O BANCO CENTRAL por sua vez aumenta a alíquota da taxa de juros tentando conter os gastos governamentais. (divida interna)
POLITICA FISCAL RESTRITA – É usada quando a demanda agregada supera a capacidade de produção econômica, onde os estoques desaparecem e os preços sobem. Quais medidas são tomadas?
Diminuição dos gastos públicos, elevações da carga tributaria sobre bens e consumo, elevação das importações reduzindo tarifas e barreiras.
POLITICA MONETARIA – É a atuação