Ciencia
Weber defende que as relações entre chefes e subalternos, políticos profissionais e povo podem ser resumidas a três tipos ideais, ou seja, modelos de liderança, a saber: líder carismático, líder racional-legal e líder tradicional.
As organizações, como todo grupo social, acabam se organizando a partir de uma hierarquia, de papéis e cargos relacionados a funções e as tensões começam a aparecer quando os atores sociais que deveriam exercer liderança não conseguem exerce-la de fato e também porque os interesses dos indivíduos são diferentes.
Para Max Weber (1864-1920) as instituições produzidas pelo capitalismo, como a grande empresa, constituíam clara organização racional que desenvolvia suas atividades dentro de um padrão de precisão e eficiência. O capitalismo lhe parecia a expressão da modernização e de racionalização do homem ocidental, porém ele alertou para os perigos dessa racionalização crescente que leva a excessiva especialização a um mundo cada vez mais tecnicista e artificial e a deterioração das relações humanas e dos aspectos existenciais do indivíduo. Para Weber esse sistema cria a burocracia, que é um dos principais problemas gerados pelo