Funções Químicas
Determinados conjuntos de substâncias apresentam propriedades que são comuns a todas as substâncias pertencentes ao mesmo grupo. O grupo de substâncias compostas que possuem propriedades químicas semelhantes recebem o nome de funções químicas.
Exemplo:
O cloreto de sódio, sulfato de potássio e o bicarbonato de sódio, diferentemente do vinagre e do limão, apresentam sabor salgado. Mas quando dissolvidos em água também formam soluções que são boas condutoras de eletricidade
Já a cal hidratada (usada em pintura) e o leite de magnésia têm sabor adstringente ( "prende" a língua) e são substâncias iônicas que possuem em sua composição química apenas o radical OH como íon negativo (ânion). E ambas conduzem bem a eletricidade quando em solução.
Existem três tipos de funções químicas, que serão estudados a seguir: ácidos, bases e sal.
O principal critério de classificação de uma substância numa dessas funções é o tipo de íons que se formão quando ela é dissolvida em água.
Funções Químicas do Ácido
Consiste as seguintes substâncias: ácido sulfúrico, H2SO4; ácido nítrico, HNO3; ácido clorídrico, HCL; ácido sulfídrico, H2S.
Todos esses ácidos possuem, em sua estrutura química, o elemento hidrogênio combinado com um ametal (CL, S) ou com um radical negativo (SO4, NO3).
Podemos, assim, definir essa função da seguinte maneira:
Função ácido é o grupo de compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo o cátion hidrogênio como íon positivo.
Os ácidos apresentam as propriedades relacionadas abaixo:
Têm sabor azedo. O limão, por exemplo, é azedo porque contém ácidos do cítrico.
Conduzem bem a eletricidade quando a solução. Por exemplo, para realizar a eletrólise (ou quebra de molécula por corrente elétrica) da água, fazemos passar uma corrente elétrica por uma porção de água acidulada, pois a água pura não é boa condutora de eletricidade.
Alteram a cor dos indicadores. (Indicadores são substancias que têm a