Ciencia
É o nome dado aos resíduos resultantes do desuso de equipamentos eletrônicos, como televisores, celulares, computadores, geladeiras e outros dispositivos que foram substituídos por novos, pois são considerados ultrapassados e, muitas vezes, são descartados como lixo comum, sendo levados para os aterros e lixões a céu aberto.
Você sabia...
...que cada brasileiro descarta, por ano, 0,5 kg de lixo eletrônico? Vivemos em uma sociedade com ritmo muito rápido no desenvolvimento de novas tecnologias e elevado índice de consumo. Com isso, o volume de lixo gerado aumenta cada vez mais, trazendo impactos para o planeta. Além do lixo comum, o mundo tem produzido uma grande quantidade de lixo eletrônico.
O Brasil é líder... em desperdício
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o Brasil é o país que mais produz lixo eletrônico, por habitante, entre os países em crescimento.
O relatório da ONU estima que no Brasil, por ano, são descartadas:
• 96,8 mil toneladas de computadores;
• 115 mil toneladas de geladeiras;
• 17,2 mil toneladas de impressoras;
• 2,2 mil toneladas de celulares (só perde para a China);
• 0,7 quilo por pessoa, ao ano, de aparelhos de TV (3º no mundo, perdendo apenas para a China e o campeão México).
OS IMPACTOS DESTE LIXO
O descarte de lixo eletrônico em locais não específicos, tem causado um grande problema para a população, pois todo material gerado contém metais pesados (quadro abaixo), que são altamente tóxicos para as pessoas e o meio ambiente. Ao seguirem para aterros sanitários, essas substâncias tóxicas são liberadas e penetram no solo, contaminando lençóis freáticos e, aos poucos, animais e seres humanos, podendo provocar efeitos como os relacionados abaixo:
Como ajudar
Basta você levar até lá todo o lixo eletrônico que achar em casa. Ao invés de jogar as pilhas do controle remoto, do controle do vídeo-game, aquele celular que você não usa mais, impressoras, notebooks,