Ciencia e objetividade
Thomas Kuhn e o fim do critérios puramente racionais e experimentais da natureza.Ciência normal e paradigma científico
C. Kuhn considera que o processo de produção do conhecimento científico é descontínuo, isto é, que ocorre por revoluções científicas, as quais implicam alterações dramáticas no modo de os cientistas representarem os fenómenos.
D. Considera ainda que os cientistas estão dependentes de condições sociais e são influenciados por crenças, valores e normas, os quais são aceites e negociados no interior das comunidades científicas (ver Michael Ruse, p. 169).
E. Defende ainda que a verdade científica não depende apenas da objectividade da experiência empírica e do rigor metodológico, mas resulta em grande parte, dos acordos intersubjectivos entre cientistas quanto às teorias e aos métodos dominantes.
F. A perspectiva de Kuhn estrutura-se em torno dos seguintes conceitos: paradigma científico, ciência normal, ciência revolucionária e incomensurabilidade dos paradigmas.
G. Paradigma científico Segundo Kuhn toda a ciência procura instituir um paradigma científico. Um paradigma é um modelo de fazer ciência, um quadro de referência composto por: a) um esquema de interpretação básico (fundamentos teóricos básicos, leis e teorias);
b) um modelo de acção investigadora.