Ciencia regional
*Dianne Marcele Araújo Cardoso
*Samara StragliottoJambers
*Thais Ferreira Sousa Aguiar
Introdução
“Na medida em que se está compreendendo que o subdesenvolvimento é a manifestação de complexas relações de dominação-dependência entre os povos, e que tende a autoperpetuar-se sob formas cambiantes, as atenções tenderam a concentrar-se no estudo dos sistemas de poder e suas raízes culturais e históricas.” (Furtado, 1983, p.187).
Para maior compreensão do processo de subdesenvolvimento é necessário fazer uma profunda reflexão no que diz respeito as suas raízes históricas, enfocando no processo de produção e circulação dos recursos e produtos excedentes.
O principal fator que facilitou a grande acumulação de capital primitivo foi o sistema colonial, isso impulsionava o fortalecimento das metrópoles já que estava consolidado o monopólio sobre o comércio e o trabalho escravo.
No período colonial o Brasil estava completamente submetido ao domínio de Portugal, era notória a existência das relações entre metrópole- colônia, cujo qualo Brasil estava inserido em uma lógica mercantilista¹¹Teoria e práticas econômicas que defendiam o fortalecimento do estado por meio da posse de metais preciosos e do controle da economia e do comércio, nesse aspecto as colônias seriam um espaço exclusivo da metrópole, no sentido de garantir maior riqueza. (BARSA, 2004. p 141) -
Esse processo de submissão na visão de alguns pensadores seria apenas uma fase para os países que foram fortemente colonizados e por
*Acadêmicas do Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional– PCEDR, da Universidade Federal do Oeste do Pará- UFOPA, 2012. consequênciase tornaram subdesenvolvidos. Essa relação de submissão é vista até os dias atuais, tendo em vista que alguns países ou regiões crescem e se desenvolvem em detrimento das menos favorecidas ou desenvolvidas, isto, origina a Teoria Centro Periferia.
Desenvolvimento
O antigo sistema