Ciencia política
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DISCIPLINA: CIÊNCIAS POLÍTICAS
Num contexto histórico a política se constrói aliada a formação da sociedade, e seu desenvolvimento se dá juntamente com a evolução da mesma, estando presente em todos os aspectos da nossa realidade quando vida em comum.
Toda e qualquer relação é uma relação de conflitos, visto que, cada pessoa é diferente e não comunga inteiramente do pensamento do outro, é aí que a política surge, onde há conflitos e divergências de opiniões, e seu principal objetivo é saciar as necessidades decorrentes desses conflitos.
Devemos ressaltar que existem âmbitos distintos da política já que a política está incluída em todos os aspectos do nosso cotidiano. A política Institucional, por exemplo refere-se a política enquanto estado. Ou seja, se refere ao que diz respeito a assuntos relacionados à presidência, senado, câmara e etc.
Quando falamos em política uma das primeiras associações a serem feitas é a sua ligação estreita com o poder, principalmente com a questão monetária. Daí surge a dúvida: A política existe para amparar as grandes massas humanas ou na prática ela privilegia apenas os detentores do poder econômico?
No poema “Analfabeto Político de Bertold Brecht” é possível perceber a crítica ferrenha que o autor faz à inercia do ser humano enquanto não participante da Política Institucional, posto que é de direito e dever de todos acompanhar, participar e fiscalizar a mesma como descreve a música “Até Quando de Gabriel Pensador”, para que haja um desenvolvimento saudável e equilibrado de nosso país. Ainda na música o autor “Gabriel” crítica o modo de atuação da polícia que oprime as pessoas, o governo que impossibilita que o cidadão tenha oportunidades de crescimento, a alienação que a mídia impõe e a censura que é feita por meio da repressão e do medo, censura essa que é apresentada no vídeo “Como a mídia brasileira sufoca a liberdade de